Psychedelic Furs – Mr. Jones (single version)

 

1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 10, 17, 24 e 31 de Janeiro e de 14 de Fevereiro de 1981

 

“Mr. Jones”, dos Psychedelic Furs, single editado apenas em Inglaterra. Apesar de, mais tarde, se ter tornado uma das canções mais populares nos concertos dos Psychedelic Furs, o single não teve sucesso algum, a não ser em Portugal, no top do Rock em Stock, onde foi um dos singles verdadeiramente históricos: entre os singles estrangeiros, só um lhe ficou à frente na história dos tops do Rock em Stock (“Games without frontiers”, de Peter Gabriel).

 

Editado em Inglaterra no último dia de Outubro de 1980, o single “Mr. Jones” entrou em Novembro no top de singles do Rock em Stock (6.º lugar) e na semana seguinte já estava no 2.º lugar. Chegou ao 1.º lugar em 10 de Janeiro de 1981 e foi n.º 1 por mais quatro vezes, em 17, 24 e 31 de Janeiro e em 14 de Fevereiro.

 

Movie stars and ads / And radio define romance / Don't turn it on / I don't want to dance”. A canção põe em causa o conceito de “romance”, de “amor”, tal como é definido pelo cinema, pela música, pela publicidade, pela rádio…, tal como explicou o vocalista Richard Butler 40 anos depois, em 2020: «A canção basicamente diz que a publicidade, a rádio, a música Pop vende-nos uma ideia do que seja o amor e do que o amor deveria ser, dificilmente concretizável no mundo real. É basicamente uma crítica a isso. As estrelas de cinema e os anúncios definem o romance, não é assim?».

 

O “Mr. Jones” e a “Mrs. Jones” da canção são as pessoas comuns. O nome escolhido foi “Jones” – explica Richard Butler – em homenagem a Bob Dylan e a David Bowie, de quem Richard Butler era grande fã (Bob Dylan mencionava “Mr. Jones” em “Ballad of a Thin Man”: “Something is happening here / But you don't know what it is / Do you, Mr. Jones?”); e o verdadeiro nome de David Bowie era David Jones).

Sem comentários:

Enviar um comentário