Psychedelic Furs – Mr. Jones (single version)

 

1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 31 de Janeiro de 1981

 

“Mr. Jones”, dos Psychedelic Furs, single editado apenas em Inglaterra. Apesar de, mais tarde, se ter tornado uma das canções mais populares nos concertos dos Psychedelic Furs, o single não teve sucesso algum, a não ser em Portugal, no Rock em Stock, onde foi um dos singles verdadeiramente históricos do programa. Editado em Inglaterra no último dia de Outubro de 1980, entrou em Novembro no top de singles do Rock em Stock (6.º lugar) e na semana seguinte já estava no 2.º lugar. Chegou ao 1.º lugar em 10 de Janeiro de 1981 e ainda se mantinha no 1.º lugar em 31 de Janeiro, quando completava quatro semanas consecutivas no n.º 1.

 

Movie stars and ads / And radio define romance / Don't turn it on / I don't want to dance”. A canção põe em causa a ideia de “romance”, de “amor”, tal como é definida pelo cinema, pela música, pela publicidade, pela rádio…, tal como explicou o vocalista Richard Butler 40 anos depois, em 2020: «A canção basicamente diz que a publicidade, a rádio, a música Pop vende-nos uma ideia do que seja o amor e do que o amor deveria ser, dificilmente concretizável no mundo real. É basicamente uma crítica a isso. As estrelas de cinema e os anúncios definem o romance, não é assim?».

 

O “Mr. Jones” e a “Mrs. Jones” da canção são as pessoas comuns. O nome poderia ser outro. A escolha recaiu sobre Mr. Jones – explica Richard Butler – em homenagem a Bob Dylan e a David Bowie, de quem Richard Butler era grande fã (Bob Dylan mencionava “Mr. Jones” em “Ballad of a Thin Man”: “Something is happening here / But you don't know what it is / Do you, Mr. Jones?”); e o verdadeiro nome de David Bowie era David Jones).

Sem comentários:

Enviar um comentário