Blues Band – Maggie’s Farm

 

5.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 7 de Fevereiro de 1981

 

A irreconhecível versão dos Blues Band, da canção “Maggie’s Farm”, de Bob Dylan, com ligeira adaptação da letra e, neste caso, a “Maggie” era a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher (outras bandas haveriam de se referir a Margaret Thatcher como “Maggie”, como os Pink Floyd: “Maggie, what have we done? / What have we done to England?»). Em “Maggie’s Farm”, Bob Dylan canta sempre “I ain't gonna work on Maggie's farm no more”; os Blues Band terminam a canção com “We ain't gonna work on Maggie's farm no more”.

 

Há também uma menção à odiada “S.P.G.” (também referida por outras bandas como, por exemplo, os Professionals de Paul Cook e Steve Jones). Onde Bob Dylan cantava “The National Guard stands around his door”, os Blues Band cantavam “The S.P.G. stand around his door”. A S.P.G. era a “Special Patrol Group”, uma unidade policial crescentemente usada para vigiar e controlar manifestantes e protestos. Em 1979, Blair Peach tinha sido morto por uma bala na cabeça, durante uma manifestação da “Anti-Nazi League”; o relatório interno da polícia, só dado a conhecer muito mais tarde, em 2010, confirmou o que já se sabia, mas era oficialmente negado: o disparo tinha vindo da S.P.G.

 

“Maggie’s Farm”, editada inicialmente em single, não foi incluída na primeira impressão do álbum “Ready”, mas foi incluída nas edições seguintes.

 

O álbum “Ready” era o 5.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 7 de Fevereiro de 1981, na semana em que os Blues Band actuaram em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário