O fim dos Speeds

♫”Where I used to play”, Speeds♫

 

Foi em Fevereiro de 1981 que Luís Filipe Barros noticiou, aos microfones do Rock em Stock, o fim dos Speeds. Luís Filipe Barros é recordado como um dos grandes artífices do chamado “boom” do Rock português de 1980/81. Mas talvez nenhuma outra banda portuguesa possa ser mais associada ao Rock em Stock do que os Speeds.

 

Em Março de 1980, noticiava-se, na comunicação social, que ia acontecer o primeiro Rock em Stock ao vivo. Foi no Ateneu Comercial, em Lisboa, em 15 de Março de 1980 (um sábado), a partir das 20h. Luís Filipe Barros passava música e falava, como se estivesse numa emissão do Rock em Stock. Nesse primeiro Rock em Stock ao vivo, Luís Filipe Barros ia fazer uma apresentação do álbum “Privado”, dos Ananga-Ranga (que já tinha estreado no Rock em Stock) - e ia também apresentar uma nova banda, chamada “Speeds”, uma “descoberta” sua.

 

Luís Filipe Barros acabaria, meses mais tarde, por produzir o primeiro single dos Speeds e, no Outono de 1980, produziria também o segundo e último single da banda. O primeiro, “Where I Used To Play” (que, na verdade, era o lado B), entrou no top de singles do Rock em Stock em Agosto de 1980, manteve-se três meses e meio entre os dez primeiros, subiu por três vezes ao 3.º lugar e foi o sexto single português mais bem-sucedido na história dos tops do Rock em Stock (1979/82).

Speeds Where I used.jpg

"Where I used to play", o primeiro dos dois únicos singles que os Speeds editaram.

 

Em Dezembro de 1980, os Speeds ainda apareceram como uma das primeiríssimas bandas - foi a terceira - a actuarem no Rock Rendez-Vous e tiveram lotação esgotada. Mas acabaram no início de 1981 (ano em que alguns dos seus membros formariam uma nova banda, desta feita cantando em português).

Sem comentários:

Enviar um comentário