Tops de 25 de Outubro de 1980 (BSR + singles + álbuns)

 

TOP DE BANDAS DE SKA E REGGAE

 

♫Top de bandas de ska e reggae do Rock em Stock de 25/10/1980 (do 15.º ao 11.º lugar) (reconstituição) (duração: 11min)♫

 

♫Gravação do desfile do top de bandas de ska e reggae do Rock em Stock de 25/10/1980 (duração: 24min)♫

 

O top de bandas de ska e reggae era um top 10 e a apresentação do top era sempre restrita aos primeiros 10. Mas, por vezes, eram divulgados alguns lugares fora do top (normalmente, até ao 15.º lugar).

 

A gravação do top propriamente dito (dez primeiros lugares) inclui a maior parte do desfile do top, com a respectiva locução de Luís Filipe Barros. Até ver, é o top de bandas de ska e reggae mais completo que nos chegou às mãos. A gravação, que é em mono, foi completada com as quatro canções em falta (do 9.º ao 6.º lugar) e remendada onde a fita falhava.

 

TOP DE SINGLES

 

♫Top de singles do Rock em Stock de 25/10/1980 (do 15.º ao 11.º lugar) (reconstituição) (duração: 14min)♫

 

Top de singles do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980, do 15.º para o 11.º lugar. O top de singles continuava a ser um top 10, mas, também neste caso, por vezes eram divulgadas as posições do 15.º ao 11.º lugar, antes do desfile do top propriamente dito.

 

Esta divulgação, que passou a fazer-se com frequência, foi uma espécie de antecâmara do alargamento do top de singles, que viria a acontecer mais tarde.

 

♫Gravação do desfile do top de singles do Rock em Stock de 25/10/1980 (duração: 14min)♫

 

Do 10.º para o 1.º lugar, os 10 singles do top do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980.

 

Uma rara gravação intacta do top de singles do Rock em Stock (embora em mono), à qual só tivemos de fazer um remendo ou outro onde a fita falhava. Faltam apenas uns segundos a abrir (informação do 15.º e do 14.º lugar), mas que são antes da apresentação do top propriamente dito, que está completo.

 

Na gravação, é feita referência a Ricardo Camacho, um dos homens (fundamentais) da equipa do Rock em Stock. Já se tinha formado em medicina (o “dr.”, como lhe chamava o Berros) e, segundo a gravação, era um dos homens que recebia as chamadas dos ouvintes, nos dias de votação dos tops.

 

Caso único na história dos tops do Rock em Stock: em comparação com a semana anterior, entre os 15 primeiros do top de singles, só dois é que mudaram de posição.

 

TOP DE ÁLBUNS

 

♫Top de álbuns do Rock em Stock de 25/10/1980 (do 30.º ao 21.º lugar) (reconstituição) (duração: 25min)♫

 

Top de álbuns do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980, do 30.º para o 21.º lugar. Apesar de se tratar de um top 20, durante um período foi, com alguma frequência, feita a divulgação do 30.º ao 21.º lugar, normalmente antes do desfile do top. Talvez na mente dos autores do programa estivesse um possível futuro alargamento do top de álbuns.

 

♫Gravação do desfile do top de álbuns do Rock em Stock de 25/10/1980 e o “power play” da semana seguinte (duração: 47min)♫

 

Uma rara gravação - praticamente completa - do top de álbuns do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980 (embora em mono). Faltam dois ou três segundos no início (divulgação do 30.º lugar), mas que é antes da apresentação do top propriamente dito, falta a locução no 18.º lugar e a gravação tem uma interrupção (que foi completada) na parte em que um lado da cassete chegou ao fim (entre o 14.º e o 13.º lugar). Tentou-se também remendar algumas passagens onde a fita devia estar em muito mau estado e uma outra pequena passagem onde a fita devia estar do avesso (3.º lugar).   

 

Entre os votantes dos tops, o programa atribuía todas as semanas dois prémios, por sorteio: dois álbuns a um votante e um modelador de luzes psicadélicas a outro. Nesta semana, os dois álbuns foram atribuídos a «Artur Jorge Oliveira Santos, Rua Armindo de Almeida, 24, 2.º direito, 2830 Barreiro».

 

A gravação termina com a apresentação daquele que iria ser o “Power Play” do Rock em Stock a partir da 2.ª feira seguinte (“House of wax”). O “Power Play” era a canção em destaque ao longo da semana, abrindo as emissões e cada nova hora da emissão. Quando sobrava tempo da apresentação dos dois tops, a emissão de sábado finalizava com o “power play” da semana seguinte.  

 

Um agradecimento, mais uma vez, aos que nos enviaram gravações. Se tiverem mais, p.f. enviem-nos. Os nossos endereços são: osanosdanewwave@sapo.pt e osanosdanewwave@gmail.com. Relembramos que, por enquanto, continuamos a estar em dois sítios: https://osanosdanewwave.blogs.sapo.pt/ e https://osanosdanewwave.blogspot.com/ (embora este último pareça não tenha um único visitante). Não sabemos se vamos conseguir cumprir o nosso plano de publicar regularmente até 2022, acompanhando o Rock em Stock até 1982. Mas, por enquanto, aqui estamos. Infelizmente, não conseguimos chegar a um número minimamente razoável de antigos fãs do Rock em Stock de 1979/82, tornando mais difícil reunir gravações que ainda existam.

Sem comentários:

Enviar um comentário