Devo – Freedom of choice

29.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980

 

O tema-título do terceiro álbum dos Devo, “Freedom of choice”. «Freedom of choice / Is what you got / Freedom from choice / Is what you want». Como explicou Jerry Casale, a ideia central da canção era o facto de as pessoas anularem a sua liberdade de escolha em escolhas sem significado, como entre a coca-cola e a pepsi – «apenas consumismo irracional» – e de, em boa verdade, preferirem não ter liberdade de escolha, mas sim que escolham por elas.

 

Esta é mais uma canção dos Devo que tem sido objecto de muitas versões por outras bandas, em grande parte da área do Punk Rock, como é o caso das versões dos Snapcase (2003), dos Big Drill Car (2008), dos Lagwagon (2011) ou, para uma onda mais industrial, dos Psychotica (1996).

 

“Freedom of choice” foi também uma das canções escolhidas para o insólito projecto Dev2.0, em 2006, em que uma banda juvenil liderada por uma adolescente de 13 anos cantava canções dos Devo (tocadas pelos próprios Devo) para crianças.

 

O álbum “Freedom of choice” era o 29.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980. Já tinha estado no 1.º lugar, em Julho e Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário