Simple Minds em Portugal (1980)

“Someone”, do álbum de estreia dos Simple Minds, “Life in a day” (1979)

Impressionado com o álbum “Real to Real Cacophony”, o segundo dos Simple Minds (1979), Peter Gabriel convidou a banda escocesa para fazer, em 1980, as primeiras partes da sua digressão europeia (pagando-lhes inclusivamente as despesas) e foi assim que os Simple Minds vieram pela primeira vez a Portugal, fazendo as primeiras partes dos três concertos de Gabriel, em 6, 7 e 8 de Outubro de 1980.

Embora em excelente forma, os Simple Minds foram recebidos por uma audiência ansiosa por ver Peter Gabriel e foram muito assobiados. De resto, Portugal não foi uma excepção. Jim Kerr, o líder dos Simple Minds, lembraria anos mais tarde como tinha sido importante para a novata banda, em termos de aprendizagem, fazer uma digressão com Peter Gabriel, mas que, por outro lado, tinha sido uma digressão muito penosa, pela forma como foram recebidos pelo público, que, por todo o lado, estava unicamente interessado em ver Peter Gabriel, não uma desconhecida banda escocesa de New Wave. Em muitos locais, o público nem sequer foi informado de que haveria uma 1.ª parte e qual a banda que nela actuaria. Em Turim, Itália, seis dias antes de os Simple Minds actuarem em Portugal, além de apupos e assobios, os Simple Minds foram recebidos, ao longo da sua actuação, com uma chuva de garrafas atiradas para o palco.

Há, no entanto, quem recorde os concertos dos Simple Minds de Outubro de 1980, em Portugal, como uma actuação memorável da banda, que tinha acabado de editar o seu terceiro álbum, “Empires and Dance”.

Sem comentários:

Enviar um comentário