Stranglers – Who wants the world

 

1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 11 de Outubro de 1980

 

As teclas de David Greenfield (falecido em 2020 com Covid19) destacam-se neste “Who wants the world”, o segundo dos dois singles (depois de “Bear Cage”) que os Stranglers editaram em 1980, entre os álbuns “The Raven” e “Meninblack”, ambos os temas muito bem-sucedidos no Rock em Stock.

 

Tal como “Bear Cage”, “Who wants the world” ficou de fora do álbum “Meninblack”.

 

Mas um single chegou ao 1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock? E como é que o álbum “Meninblack” chega ao 1.º lugar no top de álbuns em 11 de Outubro de 1980, quando o álbum é de 1981, só tendo sido editado em Fevereiro de 1981?

 

Como não temos Luís Filipe Barros, nem Rui Morrison, para nos responder, resta-nos relembrar alguns factos que podem ajudar a explicar o sucedido.

 

No Verão de 1980, foi editada uma compilação dos Stranglers, que incluía, além de temas de álbuns anteriores, “Who wants the world” e “Bear Cage” (esta numa remistura), as duas canções divulgadas no Rock em Stock, a partir do Verão de 80, como fazendo parte do álbum “Meninblack”. Portanto, na realidade existiu um álbum, editado no Verão de 1980, que incluía as duas canções. Só não se chamava “Meninblack”. Seria possível, pois, atribuir a esta compilação, e não ao álbum “Meninblack”, o 1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de Outubro de 1980.

 

Quanto ao álbum “Meninblack” (de nome completo “The Gospel According To The Meninblack”), embora seja, oficialmente, de 1981 (data da sua edição oficial), regista-se a existência de uma edição pirata do álbum, ainda em 1980, em França, com o mesmo alinhamento do álbum “oficial”, numa impressão da Pathé Marconi EMI (e os estúdios da Pathé Marconi, em Paris, foram um dos locais onde o álbum “Meninblack” tinha sido gravado).

Stranglers Meninblack France 1980.jpg

Edição pirata de “Meninblack”, em França, em 1980

 

É que o álbum “Meninblack” tinha sido inteiramente gravado entre Janeiro e Julho de 1980, tendo a mistura final terminado em Agosto.

Stranglers 2-8-80.jpg

No início de Agosto de 1980, noticiava-se que os Stranglers tinham estado em Roma (o que tinha acontecido em Julho) a misturar o «novo álbum ‘Meninblack’».

 

Na verdade, o álbum “Meninblack” foi planeado para ser editado em Setembro de 1980, um ano depois de “The Raven”. O facto de 1980 ter sido um annus horribilis para os Stranglers (e Hugh Cornwell esteve inclusivamente preso) ajudará a explicar o facto de o disco, pronto em Agosto de 1980, ter sido editado só meio ano depois, em Fevereiro de 1981, já depois de, em Janeiro de 1981, ter saído a sentença do Tribunal de Nice, quando os membros dos Stranglers ficaram a saber que não iriam para a prisão por causa dos acontecimentos ocorridos num concerto na Universidade de Nice em Junho de 1980.

 

Pelo menos a partir de Junho de 1980, canções do futuro álbum integravam já o alinhamento dos concertos dos Stranglers – “Waltzinblack”, “Hallow to our men”, “Waiting for the meninblack”, “Just like nothing on earth”, “Four horsemen”, “Thrown away” (notáveis interpretações ao vivo de Jean-Jacques Burnel), “Who wants the world”…

Stranglers 2-8-80 II rainbow 8july80.jpg

Notícia do Verão de 1980, referindo “as novas canções” do álbum “Meninblack”, tocadas num concerto londrino de Julho de 1980: apesar do annus horribilis da banda, os Stranglers estariam a tocar melhor do que nunca

 

A canção “Who wants the world” foi gravada durante as sessões de “Meninblack”, integra-se perfeitamente no tema deste álbum conceptual, mas acabaria por ficar de fora do alinhamento final do álbum.

 

Os Stranglers chegaram ao 1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock em 11 de Outubro de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário