Peter Gabriel – Games without frontiers (album version)

 

9.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980

14.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980

 

“Games without frontiers”, na versão do álbum, com Kate Bush a fazer de coro. A principal diferença em relação à versão single está numa parte do segundo verso, em que Gabriel canta “Whistling tunes we piss on the goons in the jungle", onde no single cantava “Whistling tunes we're kissing baboons in the jungle". Em Portugal, ao contrário de todos os outros países, a versão editada em single era a do álbum, por o single ter conhecido edição portuguesa com muito atraso, só em Setembro de 1980, já depois do álbum.

 

O álbum foi editado quatro meses depois do single e trazia a letra da canção (o single não a trazia, salvo em algumas excepções, como por ex. na Alemanha). Durante esse período, entre a edição do single e a do álbum, descortinar a letra da canção não foi tarefa fácil, nem para os ingleses, uma vez que grande parte dos versos era composta por nomes estranhos (“Chiang Ching”, “Lin Tai Yu”, “Enrico”, “Lotte”, “Suki”, “Sacha”, “Hans”…).

 

“Games without frontiers”, o single que mais sucesso teve na história dos tops do Rock em Stock (1979-82), era ainda o 14.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 25 de Outubro de 1980 (mais de 8 meses depois de ter entrado no top), data em que o álbum, o terceiro a solo de Peter Gabriel, ocupava o 9.º lugar no top de álbuns.

 

No “top de vendas” português, e na mesma data, o álbum estava no 2.º lugar (só atrás do “Ar de Rock”) e o single no 10.º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário