Tops de 30 de Janeiro de 1982 (singles + álbuns)

 

♫Emissão do Rock em Stock de 30/1/1982 – Top de singles (duração: 54min)♫

 

♫Emissão do Rock em Stock de 30/1/1982 – Top de álbuns (duração: 58min)♫

 

30 de Janeiro de 1982, 17h06min. O indicativo do Rock em Stock tocou pela última vez e, no fim do indicativo, Luís Filipe Barros diz as primeiras palavras: «cinco horas e seis minutos. É mesmo a última! Boa tarde». A rapariga que gravou esta emissão (e graças à qual esta preciosidade chegou até aos nossos dias) ouvia tranquilamente o noticiário das 17h quando, no próprio noticiário, se dava a notícia da despedida de Luís Filipe Barros do Rock em Stock. Para si, que não sabia, a notícia foi um autêntico choque: nem queria acreditar. Aquele «é mesmo a última» até parecia que era para si: «é mesmo verdade»! Logo a seguir ao noticiário, pegou na única cassete que tinha à mão, que era onde tinha outra preciosidade - uma gravação de um top do Rock em Stock de Agosto de 1979 – e gravou por cima esta última emissão. Ao longo da emissão, por várias vezes não conseguiu conter as lágrimas.  

 

As palavras «é mesmo a última [emissão]» tinham, na verdade, outros destinatários. Desde que se noticiara que Luís Filipe Barros ia sair do Rock em Stock, tinham chovido cartas, reclamações, protestos, manifestos, abaixos-assinados e muitos pedidos para que o “Berros” voltasse atrás na sua decisão. Aos esperançados numa reviravolta de última hora, Luís Filipe Barros iniciou a emissão desfazendo todas as ilusões: «é mesmo a última».

 

Calhou o programa da despedida ser no dia do aniversário de Luís Filipe Barros. Era 30 de Janeiro e naquele dia o “Berros” fazia 33 anos.

 

Na locução estava, além de Luís Filipe Barros, Rui Morrison, tendo a emissão sido conduzida por ambos.

 

Mais do que emotiva, foi uma emissão louca, incluindo a introdução de muitos sons e “jingles”. Vários programas são recordados e a voz de António Sérgio é uma das que se ouve, o que acontece duas vezes, bem como a gravação dos primeiros segundos do FM da Rádio Comercial.

 

Numa emissão de apresentação dos tops a todos os títulos atípica, dois dos singles não foram apresentados (o “Berros” esqueceu-se desses dois discos em casa) e, do 6.º lugar, só uns segundos.

 

Esta é uma gravação quase integral, felizmente com poucos cortes na parte da locução.

 

Era «mesmo» a última. Às 19 horas de 30 de Janeiro de 1982, terminava uma aventura extraordinária iniciada em 9 de Abril de 1979.

Sem comentários:

Enviar um comentário