Top do Rock em Stock: os melhores de 1981

SINGLES

Para se ter uma ideia de quais foram os singles mais votados no ano de 1981 no top do Rock em Stock, atribuímos, em cada top, 20 pontos ao 1.º lugar, 19 pontos ao 2.º, 18 pontos ao 3.º, etc., até ao 20.º lugar (1 ponto) e somámos depois os pontos de cada single ao longo do ano. Entre os estrangeiros, o single do ano foi “Mr Jones”, dos Psychedelic Furs.

“Mr Jones”, dos Psychedelic Furs: nos internacionais, o single mais votado em 1981 no top do Rock em Stock. Já tinha surgido entre os 30 mais votados do ano anterior (1980).

 

Nos 5 mais votados do ano, além dos Psychedelic Furs, encontramos:

 

2.º - New Order – “Ceremony”

 

3.º - Roxy Music – “Jealous Guy”

 

4.º - Passions – “I’m in love with a german film star”

 

5.º - Spandau Ballet – “To cut a long story short”

 

ÁLBUNS

Quanto aos álbuns, o álbum do ano, a grande distância (690 pontos, contra 348 pontos do 2.º) foi o triplo álbum “Sandinista!”, dos Clash.

“Sandinista!”, dos Clash: o álbum mais votado em 1981 no top do Rock em Stock. Em 1980, o mais votado tinha sido o álbum anterior dos Clash, o duplo “London Calling”.

 

Nos 10 mais votados do ano, e além dos Clash, encontramos:

 

Ultravox – “Vienna”

 

New Musik – “Anywhere”

 

Rolling Stones – “Tatoo You”

 

Van Halen – “Fair Warning”

 

Police – “Ghost In The Machine”

 

Duran Duran – “Duran Duran”

 

Psychedelic Furs – “Talk Talk Talk”

 

U2 – “Boy”

 

Ultravox – “Rage in Eden”

 

PORTUGUESES

Quanto à produção nacional, 1981 foi o ano do Rock português no Rock em Stock, com muitos singles portugueses a passar pelo top do Rock em Stock. O single do ano foi “Lay Down”, da Go Graal Blues Band, embora com apenas ligeira vantagem sobre o segundo (342 pontos contra 333).

“Lay Down”, Go Graal Blues Band: o single português mais votado em 1981 no top do Rock em Stock. Foi também o mais votado em termos absolutos (portugueses e estrangeiros).  

 

Nos cinco mais votados, além da Go Graal, encontramos ainda, por esta ordem:

 

Roxigénio – “My Vocation”

 

UHF – “Cavalos de Corrida”

 

GNR – “Espelho Meu”

 

Jafumega – “Ribeira”

 

Quanto aos álbuns, o álbum do ano, entre os portugueses, foi “À flor da pele”, dos UHF, seguido, a distância não muito grande (311 pontos para 243 pontos), do álbum de estreia dos Táxi.

“À Flor Da Pele”, dos UHF, o álbum português mais votado em 1981 no top do Rock em Stock.

1 comentário:

  1. Curioso um jornalista do Diário de Lisboa ter dito que «há discos que à saída da fábrica trazem já colado um selo correspondente ao primeiro lugar no TOP Rock em Stock.» A outra história do álbum dos UHF ter estado apenas uma semana em 1º lugar será desse top ou de outro? [«como é que um disco se pode ter vendido num espaço de meia dúzia de horas em quantidade suficiente para ascender meteoricamente, e logo, à escala de um distinto primeiro lugar»] Não percebeu que era um top de preferências e que poderia ter sido antecipada a divulgação à data de lançamento! Há também uma recente tese de Ricardo Andrade [Ar de Rock: o boom do rock em Portugal do início da década de 1980] que «o jornal Tal & Qual noticia, a 16 de Maio de 1981, que uma editora discográfica não identificada teria comprado dezenas de postais para posicionar um grupo (igualmente não identificado) no top do programa (Tal & Qual 1981c). Vítor Rua,
    membro dos GNR, recorda-se de, durante uma visita aos escritórios da Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada, encontrar a equipa promocional da editora (dirigida por David Ferreira) a preencher postais com o mesmo propósito. Tal prática tornar-se ia evidente para o próprio Luís Filipe Barros, o que motiva a retirada de [alguns] discos das emissões.» https://topdisco.blogspot.com/2014/10/tops-1981.html http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06836.186.29226#!23 https://run.unl.pt/bitstream/10362/20380/2/Tese%20Final.pdf

    ResponderEliminar