Kraftwerk – The Model

Uma canção que só teve sucesso quatro anos depois de ser editada. Foi no início de 1978 que os Kraftwerk editaram inicialmente a canção “Das Model”, no álbum “Die Mensch-Maschine”, que saiu nesse ano na Alemanha. Nos restantes países, foi editada, também em 1978, uma versão inglesa do álbum, “The Man-Machine”, que incluía a versão inglesa da canção, “The Model”. Esta versão inglesa foi ainda editada em Inglaterra no lado B do single “Neon Lights”, em Setembro de 1978. Sempre sem sucesso. O álbum teve uma passagem fugaz pelo top britânico na Primavera de 1978, quando foi 53.º lugar.

 

No Verão de 1981, os Kraftwerk decidiram incluir “The Model” (a versão inglesa) no lado B do single “Computer Love”. O single chegou ao 36.º lugar do top britânico em 25 de Julho de 1981. Com o tempo, no entanto, o lado B do single, a canção “The Model”, começou a despertar grande atenção e, em consequência disso, a editora resolveu reeditar o single em Dezembro de 1981, mas agora com “The Model” no lado A. O single reentrou no top britânico em 26 de Dezembro de 1981, chegou ao 2.º lugar em 23 de Janeiro de 1982 e subiu ao 1.º lugar em 6 de Fevereiro de 1982. Quatro anos depois da edição original. Foi o único single da carreira dos Kraftwerk que foi n.º 1.

 

O sucesso estendeu-se a outros países, em 1982.

 

“The Model” foi o último “Power Play” do Rock em Stock, foi um dos últimos singles a entrar no top de singles do Rock em Stock e é uma das canções que integra a colectânea “Rock em Stock”, duplo álbum comemorativo do 20.º aniversário do programa, editado em 1999 (com a menção errada, no libreto do disco, de o single ter sido 1.º lugar no top do Rock em Stock em Maio de 1981).

 

Convidado um dia a escolher dez canções favoritas dos anos 70, Jean-Jacques Burnel (Stranglers) incluiu “The Model” entre as dez.

Sem comentários:

Enviar um comentário