Clash – This is Radio Clash

 

1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 23 de Janeiro de 1982

 

Com um início de carreira bastante produtivo (em três anos e meio, foram 7 LP, 2 EP e ainda alguns singles de músicas não incluídas nos álbuns), os Clash editaram, no período de onze meses e vinte oito dias (entre 14 de Dezembro de 1979 e 12 de Dezembro de 1980), 5 LP, em um álbum duplo e um triplo. Em 1981, em compensação, não houve álbum dos Clash. Mas, já no final do ano, enquanto gravava aquele que viria a ser o álbum “Combat Rock” (que seria editado em Maio de 1982), a banda editou o single “Radio Clash”, cujo título alude a uma ideia - que tinha existido mesmo - de os Clash criarem a sua própria estação de rádio.

 

O single tinha o título “Radio Clash”, mas a canção do lado A chamava-se “This is Radio Clash” e a do lado B é que tinha título igual ao do single, “Radio Clash”.

“Radio Clash”, o lado B do single, com letra diferente da canção gémea do lado A, “This is Radio Clash”. Ambas começam, no entanto, com as palavras «This is Radio Clash».

 

A confusão entre as duas canções conheceu vários episódios, mesmo em edições oficiais dos Clash, com “This is Radio Clash” a surgir numa ou noutra compilação dos Clash com o título errado “Radio Clash” e a canção “Radio Clash” a surgir, também em uma ou duas compilações, com o nome trocado “This is Radio Clash”. Apenas os fãs mais conhecedores da banda saberão nomear qualquer das duas canções simplesmente ao ouvi-la. As primeiras palavras de “This is Radio Clash” são «This is Radio Clash / On Pirate Satellite / Orbiting your living room / Cashing in the bill of rights», enquanto “Radio Clash” inicia com «This is Radio Clash / Resuming all transmissions / Beaming from the mountain tops / Using aural ammunition».

 

Duas versões especiais da canção foram editadas em maxi-single, intituladas “Radio 5” e “Outside Broadcast”.

 

A linha de baixo da canção foi inspirada em “Another one bites the dust”, canção dos Queen de 1980.

 

O single “Radio Clash” era o 1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 23 de Janeiro de 1982, data em que os Clash ocupavam também o 1.º lugar no top de álbuns.

Sem comentários:

Enviar um comentário