Go Graal Blues Band – Lay Down

 

20.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 23 de Janeiro de 1982

 

“Lay Down”, o segundo single da Go Graal Blues Band, com o guitarrista João Allain em grande destaque. Editado em Outubro de 1981, tinha entrado no top de singles do Rock em Stock em 22 de Agosto, chegou ao 1.º lugar no top de 12 de Setembro e esteve no 1.º lugar um total de 12 semanas - não consecutivas (3 + 7 + 2) –, a última das quais em 26 de Dezembro de 1981. Foi o single português mais votado da história dos tops do Rock em Stock (1979-1982). Curiosamente, foi mais um caso em que foi o lado B de um single que vingou no top do Rock em Stock (“Lay Down” era o lado B do single “Touch me now”).

 

O single esgotou e foi colocada à venda uma segunda edição, com capa diferente (mas depois disso, e à excepção de uma compilação da RCS editada em 1982, as duas canções do single nunca mais foram reeditadas, como sucedeu, aliás, com toda a restante discografia da Go Graal, que nunca conheceu edições em CD).

Go Graal Lay Down.jpg

Capa da 1.ª edição do single “Lay Down”, editado já depois de o disco ter chegado ao 1.º lugar no Rock em Stock. A capa tinha a menção, no canto superior direito, “1.º Top Rock em Stock”, em vez do já tradicional autocolante com a indicação “N.º 1 Top Rock em Stock”.

Go Graal Lay Down segunda ed.jpg

Capa da 2.ª edição, com o verde a substituir o azul, a menção de “2.ª edição” no canto superior direito e a indicação “1.º Top Rock em Stock” em tamanho mais pequeno e agora no canto inferior direito

 

O fenómeno de “Lay Down” no Rock em Stock prolongou-se após a saída de Luís Filipe Barros do programa - e 6 meses depois, em 21 de Julho de 1982, a canção ocupava o 1.º lugar do top então promovido no programa por Ana Bola – “top do rock português do Rock em Stock” –, como se pode ouvir neste excerto:

 

♫Top do Rock Português do Rock em Stock de 21 de Julho de 1982 (excerto) (duração: 2min)♫

 

Seis meses antes, o single ocupava o 20.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 23 de Janeiro de 1982, sendo o 2.º lugar entre os singles portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário