Dexys Midnight Runners - Burn it down

A célebre abertura do álbum de estreia dos Dexys, “Searching for the young soul rebels”, editado em Inglaterra no Verão de 1980: o som de um rádio que vai passando de estação em estação. Pára por uns segundos em “Smoke on the water”, dos “velhinhos” Deep Purple; mais uns segundos em “Holidays in the sun”, dos Sex Pistols (e os dois fundadores dos Dexys, Kevin Rowland e Kevin Archer, vinham de uma banda Punk); e finalmente a sintonização fixa-se no novíssimo “Rat race”, dos Specials, editado escassas semanas antes do álbum dos Dexys (e os Dexys tinham feito algumas primeiras partes de concertos dos Specials). Entra Kevin Rowland, que grita “Jimmy… [convocando o trombonista Jim Paterson], Al… [o guitarrista Kevil ‘Al’ Archer], for god sake Burn It Down” - e começa, enfim, com “Burn it down”, o desfile de canções de um álbum histórico, gravado em pouco mais de uma semana, que entrou directamente para o 6.º lugar do top britânico e no final do ano iria ser amplamente citado como um dos melhores álbuns do ano.

Várias razões levaram os Dexys a ser, não raramente, catalogados no movimento Ska/2Tone, tendo-se chegado até a falar na sua contratação pela editora 2 Tone (o que nunca chegou a concretizar-se). A abertura do álbum “Searching for the young soul rebels”, com o rádio a fixar-se finalmente, após várias buscas, na música dos Specials, ajudou um pouco a alimentar o equívoco.

“Burn it down” era uma nova versão daquele que tinha sido o single de estreia dos Dexys, que o então agente da banda, Bernard Rhodes, tinha impingido que se chamasse “Dance stance” em vez de “Burn it down”.

A canção, cujo original refrão eram nomes de escritores e dramaturgos irlandeses («Oscar Wilde, Brendan Behan, Sean O'Casey, George Bernard Shaw, Samuel Beckett, Eugene O'Neill, Edna O'Brien, Lawrence Stern»), pretendia combater o preconceito que os ingleses tinham contra os irlandeses, que eram vistos como “broncos” (Kevin Rowland é inglês, mas filho de pais irlandeses).

“Burn it down”, uma das canções dos Dexys favoritas de Kevin Rowland, integrou a colectânea comemorativa do 1.º aniversário do Rock em Stock, na versão do single.

Sem comentários:

Enviar um comentário