Dexys Midnight Runners – Dance stance


“Dance stance”, single editado no final de 1979, foi a estreia dos ingleses Dexys, formados por Kevin Rowland e Kevin Archer (que recrutaram os outros seis membros), oriundos de uma banda Punk de nome The Killjoys – e há quem tenha de ver e ouvir para crer:



“Dance stance”, que permanece como uma das canções dos Dexys favoritas de Kevin Rowland, chamava-se, na realidade, “Burn it down” e foi o agente da banda, Bernard Rhodes, que convenceu os Dexys a mudar o nome para um mais simpático “Dance stance”, mudança de que os Dexys se arrependeriam. Tal como os Specials, também os Dexys despediriam rapidamente Bernard Rhodes.

Contra o preconceito anti-irlandês abundante em Inglaterra, o refrão da canção cita uma série de dramaturgos e escritores irlandeses - Oscar Wilde, Brendan Behan, Sean O'Casey, George Bernard Shaw, Samuel Beckett, Eugene O'Neill, Edna O'Brien e Lawrence Stern (“Never heard about / Don't know about”). Como diria mais tarde Kevin Rowland, «se os irlandeses são ‘broncos’, como é que produziram todos esses grandes escritores?”. 

Não correu mal a estreia dos Dexys. O single entrou no top britânico em 19 de Janeiro de 1980 e por aí se manteve mais de um mês, alcançando o 40.º lugar em Fevereiro.

O single “Dance stance” não foi editado em Portugal, mas a canção integrou a colectânea comemorativa do 1.º aniversário do Rock em Stock, editada em Abril de 1980.

A canção foi regravada para o primeiro álbum dos Dexys, editado em 1980, sendo a canção de abertura do álbum, mas já sob o nome original de “Burn it down”.

Sem comentários:

Enviar um comentário