Clash – The card cheat


4.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 20 de Setembro de 1980

“The card cheat” é uma das canções invariavelmente citadas quando se publicam listas das melhores canções do álbum “London Calling” ou mesmo das melhores canções dos Clash. A canção, de Mick Jones, foi inspirada na técnica de produção inventada nos anos 60 por Phil Spector (que, à data das gravações de “London Calling”, estava a produzir o novo álbum dos Ramones). É, talvez, a canção em que mais se destaca a participação dos Rumour Brass (que no álbum surgem sob o nome de “Irish Horns”). É dominada pelo piano (que é tocado, não por Mickey Gallagher, mas por Mick Jones - e talvez também por Joe Strummer). E é uma canção em que não há guitarra (apenas baixo). Não sendo de estranhar que nunca tenha sido tocada ao vivo pelos Clash.

O álbum “London Calling” era o 4.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 20 de Setembro de 1980, completando quase 6 meses consecutivos sempre nos primeiros quatro lugares do top, incluindo 7 semanas no 1.º lugar (um recorde no top do Rock em Stock).

O álbum foi editado em Inglaterra em Dezembro de 1979 e nos EUA no início de 1980, mas foi preciso esperar até Setembro de 1980 para que fosse finalmente editado em Portugal. Muitas edições importadas – em particular de Espanha – tinham sido já compradas pelos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário