Ultravox – Slow motion



“Systems of romance” foi o derradeiro álbum dos Ultravox com John Foxx (vocalista e líder da banda até 1979). Foi o álbum do abandono de uma ligação mais directa ao punk e nele já é possível encontrar os traços que marcarão os dois discos seguintes da banda.

“Systems of Romance” foi um álbum influente na música eletrónica que se fez depois e Gary Numan disse repetidas vezes que este foi o disco que mais o inspirou (elegendo “Slow motion” – uma “fantástica fusão de diferentes elementos” – como a sua música favorita do álbum). “Durante muitos, muitos anos”, revelou mais tarde Gary Numan, “o álbum Systems of romance foi o modelo que eu tentei alcançar – nunca o consegui”. “Era exactamente aquele o caminho que eu queria seguir com a minha música”. Gary Numan, aliás, nunca poupou elogios aos Ultravox. “Estavam a fazer o que mais ninguém tinha feito antes. Estavam a fazer o que eu queria fazer”. Os Ultravox estavam “anos luz à frente de tudo o resto” em termos de música eletrónica. “Eu estava a tentar ser tão bom como os Ultravox”.

Apesar da sua importância e de ter sido relativamente bem recebido pela crítica, o álbum “Systems of romance” teve o mesmo falhanço comercial dos discos anteriores da banda. Ironicamente, John Foxx só viu um disco da “sua fase” dos Ultravox chegar aos tops de vendas já em 1981 (precisamente o single “Slow motion”), depois do sucesso do primeiro álbum editado pelos Ultravox após a sua saída.

Sem comentários:

Enviar um comentário