Clash – Tommy gun

18.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 9 de Junho de 1979


A chegada ao top do Rock em Stock dos Clash, a banda que haveria de se tornar – não será muito exagerado dizê-lo – uma espécie de coqueluche do Rock em Stock. O álbum “Give ‘em enough rope”, o segundo dos Clash, entrou para o top de álbuns (no 18.º lugar) em 9 de Junho de 1979. Seria o início de um longo namoro entre os Clash e os ouvintes do Rock em Stock. O top do Rock em Stock haveria de terminar em 1982 com os Clash a liderar simultaneamente o top de singles e o top de álbuns.

Embora não tanto como os Stranglers, os Clash foram, desde a primeira hora, bem-sucedidos no Reino Unido, e o álbum “Give ‘em enough rope”, um disco punk, teve uma entrada fulgurante para o 2.º lugar no top 100 britânico (os Clash repetiriam a proeza mais tarde com outro álbum). Quase simultaneamente, o single “Tommy gun” entrava no top de singles, chegando ao 19.º lugar (1979).   

Tommy gun era um dos nomes pela qual era conhecida a metralhadora “Thompson Gun”, que se tornou tristemente célebre durante a Lei Seca nos EUA, quando era usada tanto pela polícia, como pelos gangsters. É o som da metralhadora que o baterista Topper Headon, recém-entrado nos Clash, reproduz várias vezes com a sua bateria ao longo da canção. Sobre a letra da música, Joe Strummer revelaria anos mais tarde que a canção nasce da ideia de que os terroristas provavelmente gostavam de ver as notícias sobre os seus actos criminosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário