UB40 – Tyler

 

1.º lugar no top de bandas de ska e reggae do Rock em Stock de 6 de Dezembro de 1980

 

“Tyler”, a canção dos UB40  sobre Gary Tyler, o negro norte-americano de 16 anos que, no estado norte-americano de Louisiana, foi condenado pela morte de uma criança branca de 13 anos (durante um ataque de 100 a 200 estudantes brancos a um autocarro com crianças negras dentro, que vinham da escola, entre as quais Tyler), num julgamento muito controverso, decidido por um júri de doze brancos, num processo repleto de falhas e irregularidades graves, provas insuficientes e até provas fabricadas, como a “arma do crime” (“Police gun was planted / No matching bullets / No prints on the handle, no proof to show”), num ambiente de conflito racista, o que levou várias organizações de direitos humanos, entre as quais a Amnistia Internacional, a considerar o julgamento injusto. Quase 20 anos depois, em 1994, a Amnistia Internacional continuava a considerar Gary Tyler um preso político. Apesar de toda a controvérsia, apesar de o tribunal de recurso ter, em 1981, decidido que Tyler não teve um julgamento justo (mas recusando um novo julgamento), apesar de todas as tentativas para obter a sua libertação, incluindo vários apelos aos governadores do Lousiana (“Appeal to the governor of Louisiana / You may get an answer the process is slow / Federal government too much to help him / It's been nearly five years / And they won't let him go”), só em 2016 é que Tyler foi finalmente libertado, aos 58 anos de vida. Tinha sido condenado à morte; livrou-o da cadeira eléctrica uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA de 1976, que considerou inconstitucional a lei do Louisiana que previa a pena de morte.   

 

Testify under pressure, a racist jury / Government lawyers its all for show / With rows of white faces / False accusations / He's framed up for morder / They won't let him go / Tyler is guilty the white judge has said so / What right do we have to say it's not so”.

 

“Tyler” é a canção com que abre o álbum “Signing Off”, o álbum de estreia dos UB40, que entrou no top de bandas de ska e reggae do Rock em Stock em 11 de Outubro de 1980 e subiu lentamente até ao 1.º lugar, posição que atingiu dois meses depois, no top de 6 de Dezembro. No top britânico, o álbum chegou ao 2.º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário