Trabalhadores do Comércio – Lima 5

 

5.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 20 de Dezembro de 1980

 

“Lima 5” não foi apenas o primeiro single português a chegar ao 1.º lugar no top do Rock em Stock. Nenhum outro single cantado em português foi tão bem-sucedido na história do top do Rock em Stock (1979/82). Chegou ao top em 16 de Agosto de 1980. Um mês depois estava no 2.º lugar. Igualando o recorde de “Games without frontiers”, manteve-se dois meses e meio consecutivos (11 semanas) entre o 1.º e o 2.º lugar do top (entre 20 de Setembro e 5 de Dezembro): 7 semanas no 2.º lugar e 4 no 1.º lugar. E permaneceu quase três e meio consecutivos (15 semanas) entre os cinco primeiros, entre 13 de Setembro e 26 de Dezembro, um recorde até então no top de singles do Rock em Stock. Curiosamente, o top mais adequado para “Lima 5” teria sido o top de bandas de ska e reggae.

 

A canção “Lima 5” faz referência a um café famoso que existiu na zona do Porto que outrora tinha sido a Quinta do Lima, a confeitaria “Lima 5”, cuja escritura de constituição foi celebrada num cartório notarial, pelos seus 5 sócios, no dia em que por todo o país estava a eclodir uma revolução (25 de Abril de 1974).

Lima 5.jpg

O Lima 5, na confluência da Rua da Alegria com a Rua da Constituição. O número 5 do nome referia-se, quer ao número inicial de sócios, quer às cinco áreas do estabelecimento, que era um pequeno complexo que tinha, além da confeitaria, restaurante, snack-bar, charcutaria e frutaria. Fechou em 2015.

 

Eu num teinho muito bom aspecto, sentado lá na mesa do meu café predilecto; benho cruz de lá cua baundeija, enquanto no balcom o patrom tirà cerbeija. Sés um gaijatênto, já topaste a minha lata: põe-ta pau comigo, que só armo zaragata. Eu só paro lá no Lima 5: soue um meu de grabatinha e brinco”.

Lima 5 letra single.jpg

A letra de “Lima 5” que vinha no interior do single.

Sem comentários:

Enviar um comentário