Trabalhadores do Comércio – Lima 5

 

1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 25 de Outubro e de 8, 15 e 22 de Novembro de 1980

 

A canção “Lima 5” faz referência a um café famoso que existiu na zona do Porto que outrora tinha sido a Quinta do Lima, a confeitaria “Lima 5”, cuja escritura de constituição foi celebrada num cartório notarial, pelos seus 5 sócios, no dia em que por todo o país estava a eclodir uma revolução (25 de Abril de 1974).

Lima 5.jpg

O Lima 5, na confluência da Rua da Alegria com a Rua da Constituição, no Porto. O número 5 do nome referia-se, quer ao número inicial de sócios, quer às cinco áreas do estabelecimento, que era um pequeno complexo que tinha, além da confeitaria, restaurante, "snack-bar", charcutaria e frutaria. Fechou em 2015.

 

Eu num teinho muito bom aspecto, sentado lá na mesa do meu café predilecto; benho cruz de lá cua baundeija, enquanto no balcom o patrom tirà cerbeija. Sés um gaijatênto, já topaste a minha lata: põe-ta pau comigo, que só armo zaragata. Eu só paro lá no Lima 5: soue um meu de grabatinha e brinco”.

Lima 5 letra single.jpg

A letra de “Lima 5” que vinha no interior do single.

 

Depois do “Ar de Rock” do Rui Veloso no top de álbuns, em Setembro de 1980, foi a vez de “Lima 5”, dos Trabalhadores do Comércio, no top de singles, no mês seguinte: “Lima 5” foi o primeiro single português a chegar ao 1.º lugar no do top de singles do Rock em Stock, o que aconteceu em 25 de Outubro de 1980, ao fim de 17 meses de existência do top. Repetiu o 1.º lugar em 8, 15 e 22 de Novembro, completando um total de quatro semanas no 1.º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário