Dead Kennedys – Holiday in Cambodia (single version)

 

6.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 8 de Novembro de 1980

 

“Holiday in Cambodia”, ainda hoje a canção dos Dead Kennedys favorita de Jello Biafra, um dos hinos do Punk Rock e o 7.º melhor single do ano segundo a revista musical britânica Sounds (1970-1991), esteve quase para não ver a luz do dia. A versão inicial, escrita por Jello Biafra, de Punk duro ao estilo Ramones, não convenceu os restantes membros da banda, que a rejeitaram, o que deixou Jello Biafra bastante desiludido. Até que o baixista Klaus Flouride salvou a canção ao começar a ensaiar o que viria a ser a sua memorável linha de baixo. Depois, viria o notável contributo do guitarrista East Bay Ray. O processo de construção da canção foi demorado e, além desta versão single, foi editada uma versão diferente e maior, no álbum de estreia dos Dead Kennedys, “Fresh fruit for rotting vegetables”.

 

Numa alusão ao genocídio perpetrado pelos Khmer Vermelhos, liderados por Pol Plot (nome  mencionado várias vezes na parte final da canção), que, entre 1975 e 1979, terá vitimado um quarto da população do Cambodja, a canção sugere, sarcasticamente, umas férias no Cambodja («What you need, my son / Is a holiday in Cambodia») aos estudantes privilegiados do mundo ocidental («So, you've been to school / For a year or two / And you know you've seen it all / In daddy's car / Thinking you'll go far / Back east your type don't crawl / Playing ethnicky jazz / To parade your snazz / On your five-grand stereo / Braggin' that you know / How the niggers feel cold / And the slum's got so much soul»).

 

“Holiday in Cambodia”, no top de singles do Rock em Stock desde o início de Outubro, era o 6.º lugar no top de 8 de Novembro, depois de ter subido ao 4.º lugar no top de 1 de Novembro.

 

No final de 1980, o Rolls Rock de António Sérgio distinguiu os Dead Kennedys com o prémio “Revelação do Rock Alternativo” de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário