Police – Don’t stand so close to me

 

1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 1 de Novembro de 1980

 

“Don’t stand so close to me”, do terceiro álbum dos Police, “Zenyatta Mondatta”, editado já depois de os Police terem actuado em Portugal em Setembro de 1980. O álbum entrou no top do Rock em Stock em 27 de Setembro de 1980 e não parou de subir até ao 1.º lugar, que atingiu em 1 de Novembro - data em que ocupava também o 1.º lugar no top britânico.

 

Quanto a “Don’t stand so close to me”, a inspiração no romance “Lolita”, de Vladimir Nabokov, com transposição para a relação entre um professor e uma aluna, é revelada na própria letra da canção («It's no use, he sees her / He starts to shake and cough / Just like the old man in / That book by Nabokov»).

 

Como curiosidade, no vídeo da canção, Sting aparece com uma camisola dos Beat, que os Police admiravam.

 

Em 1986, os Police reuniram-se para gravarem versões novas de canções da banda, entre elas “Don’t stand so close to me”, a única cuja gravação chegou a ser concluída. A nova versão, intitulada “Don’t stand so close to me ‘86”, foi editada em single e chegou ao 24.º lugar no top britânico de singles em Outubro de 1986. Mas muito melhor tinha conseguido a versão original, seis anos antes: entrou directamente para o 1.º lugar em 27 de Setembro de 1980, manteve-se 4 semanas no n.º 1 e foi um dos singles mais vendidos do ano no Reino Unido.

 

O álbum “Zenyatta Mondatta” também entrou directamente para o 1.º lugar do top britânico, em 11 de Outubro de 1980, foi n.º 1 durante quatro semanas (Outubro e Novembro de 1980) e manteve-se sete meses no top, até Maio de 1981.

Sem comentários:

Enviar um comentário