Comparativamente com os álbuns, embora tenha sido maior a dispersão nas escolhas do single do ano de 1980, o cruzamento das várias listas que à época se fizeram permitiria destacar o single “Love will tear us apart”, dos Joy Division, como o melhor single do ano.
“Love will tear us apart” foi o melhor single do ano na escolha do New Musical Express (Inglaterra). Foi também o melhor single do ano na escolha da Rolling Stone (EUA). Foi o 2.º melhor single do ano para a Sounds (Inglaterra). Foi ainda o 2.º melhor single do ano para a revista independente nova-iorquina Village Voice. Foi o 3.º melhor do ano na escolha da Hot Press (Irlanda). E foi o 12.º single do ano na escolha da Rockerilla (Itália).
O memorável tema “Love will tear us apart”, que liderou o top independente britânico entre Julho e Setembro de 1980 (“Indie Charts”), num total de 10 semanas no 1.º lugar, teve várias versões. A versão escolhida para o single foi a da canção gravada em Março de 1980, que foi a segunda versão gravada.
Uma versão anterior, de Janeiro de 1980, que mais tarde ficaria conhecida como “Pennine version”, também apareceu em algumas edições do single (incluindo a portuguesa), como segunda canção do lado B (e era uma canção “escondida” nalgumas edições, entre as quais a portuguesa):
Outras versões foram posteriormente editadas, incluindo uma versão alargada produzida em 1980 por Martin Hannett…
…e a remistura de 1995, que ficou conhecida como “Permanent mix”, por ter integrado a compilação “Permanent”, editada nesse ano (aqui).
“Love will tear us apart” foi um dos temas em destaque no Rock em Stock na segunda metade de 1980.