Buggles – Video killed the radio star (single version)


1.º lugar no top de singles do Rock em Stock em 5, 8, 12, 15, 19, 22, 26 e 29 de Dezembro de 1979

“Video killed the radio star”, a canção que haveria de se tornar num dos maiores hits dos anos da New Wave, foi escrita por três músicos – Bruce Woolley, Trevor Horn e Geoff Downes (essencialmente os dois primeiros) –, que acabaram por não chegar a acordo sobre a versão final. Bruce Woolley abandonou o projecto e criou a sua própria banda – Bruce Woolley and the Camera Club – e Trevor Horn e Geoff Downes formaram um duo sob o nome Buggles.

Bruce Woolley gravou e editou primeiro a sua versão de “Video killed the radio star” (em single, com uma letra não inteiramente coincidente no início da canção). A versão dos Buggles, mais complexa do que parece (quer quanto à composição, quer quanto à “pós-produção”), só foi editada depois. Trevor Horn calculou que seriam precisos 26 músicos para reproduzir em palco a canção, que se quis que aparentasse ser artificial, para dar a ideia de uma música saída de um computador: a voz robótica de Trevor Horn e o processamento de todos os instrumentos serviam para vincar a ideia central da canção (que é nostálgica) de uma invasão tecnológica e de um processo de artificialização da produção artística, música incluída.

O single de Bruce Woolley and the Camera Club foi um total fracasso comercial. O dos Buggles foi um enorme sucesso por todo o lado, tendo sido n.º 1 em muitos países e acabando por ser, por exemplo, um dos 30 singles mais vendidos em 1979 no Reino Unido, o mais vendido em Itália em 1980 e um dos 40 mais vendidos em França em todos os anos 70. O vídeo da canção seria, mais tarde, escolhido para ser o primeiríssimo vídeo transmitido pela MTV (na 1.ª emissão do canal, em 1/8/1981).

Apesar de tudo, alguma crítica considerou melhor (ou até muito melhor) a versão de Bruce Woolley, que regravou a canção para o seu álbum “English garden”, ainda em 1979, numa versão que se aproximou um pouco da dos Buggles (e já com letra igual). Também os Buggles reeditariam a canção no seu primeiro álbum, “The age of plastic” (1980), numa versão ligeiramente diferente e um pouco aumentada.

Por razões óbvias, os Buggles nunca tocaram “Video killed the radio star” ao vivo. Contudo, quando, em 1980, os Buggles se integraram nos históricos Yes, uma versão de “Video killed the radio star” passou a fazer parte do alinhamento dos concertos dos Yes.

Vinte e cinco anos depois, em 2004, Trevor Horn (novamente com os seus óculos inspirados em Elvis Costello), Geoff Downes e Bruce Woolley juntaram-se em palco para tocarem “Video killed the radio star”. A versão tocada foi a dos Buggles. Foram precisos mais de 30 músicos em palco para a tocar (a actuação pode ser vista aqui).

“Video killed the radio star” foi a última das três canções escritas por Trevor Horn e Bruce Woolley, depois de “Clean, clean” e “On T.V.”. Estas duas seriam também editadas pelos Buggles, mas Bruce Woolley só editou a sua versão de “Clean, clean”, não “On T.V.”.

No Rock em Stock, onde, curiosamente, Luís Filipe Barros já se tinha tornado uma autêntica “radio star”, o single “Video killed the radio star”, na versão dos Buggles, entrou no top de singles em Novembro, chegou ao 2.º lugar no final de Novembro e ao 1.º lugar em 5 de Dezembro. Liderou o top até ao final do ano, completando 8 tops seguidos no n.º 1. Foi um dos 20 singles mais votados da história dos tops do Rock em Stock (1979-1982).

A canção, na versão do álbum, integra a colectânea comemorativa do 20.º aniversário do Rock em Stock, editada em 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário