Boomtown Rats - I don't like mondays


2.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 12 de Dezembro de 1979

“Não gosto das segundas-feiras” [“I don’t like Mondays(*)] foi a explicação dada por uma adolescente de 16 anos a um jornalista do San Diego Tribune, minutos depois de - com uma espingarda que o seu pai lhe oferecera no Natal - ter disparado indiscriminadamente sobre crianças e adultos que, numa manhã de segunda-feira, em Janeiro de 1979, chegavam à escola primária situada em frente à sua casa. O episódio, que inaugurou uma série infindável de tiroteios em escolas nos EUA, foi a inspiração para o maior hit da carreira dos irlandeses Boomtown Rats, “I don’t like Mondays”.

Bob Geldof estava nos EUA nesse dia, a dar uma entrevista na rádio, quando leu a notícia que estava a chegar pela máquina de telex que estava ao seu lado (“The telex machine is kept so clean / As it types to a waiting world”). O telex está hoje praticamente em desuso. Pelo contrário, o “chip” (“The silicon chip inside her head”) é hoje uma palavra de uso universal, mas estava muito longe de o ser em 1979.  

Excepto nos EUA (onde a canção não foi além do 73.º lugar), o single “I don’t like mondays” foi um sucesso um pouco por todo o lado, atingindo os primeiros lugares em muitos países (Irlanda, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Suécia, Noruega, Bélgica, Suíça, Áustria, etc.). Foi o single mais vendido na Europa durante duas semanas. No Reino Unido, onde foi 1.º lugar, foi um dos 10 singles mais vendidos em 1979 e figura na lista dos 100 mais vendidos de todos os anos 70. Sucesso que não trouxe apenas satisfação aos Boomtown Rats: Bob Geldof revelaria que um dia recebeu uma carta da adolescente (que, 40 anos depois, continua presa), em que esta lhe disse que ficara satisfeita com o que fez, porque Geldof a tinha tornado famosa.

A canção faz parte do álbum “The fine art of surfacing” (editado em Outubro de 1979), que era o 2.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 12 de Dezembro de 1979 e se manteria no top até ao final de Março de 1980. Foi um dos 30 álbuns mais votados da história do top do Rock em Stock (1979-1982).

A canção “I don’t like Mondays” integrou a colectânea comemorativa do 20.º aniversário do Rock em Stock, editada em 1999.

Versões alternativas:
- O single saiu antes do álbum (no Verão de 1979), numa versão mais curta do que aquela que viria a fazer parte do LP.
- Para a história ficou a interpretação de “I don’t like Mondays”, pelos Boomtown Rats, no Live Aid (cujo principal promotor foi o próprio Bob Geldof), incluindo uma interrupção de 20 segundos com mais de 70 mil pessoas a gritar no estádio de Wembley, a seguir às palavras “and the lesson today is how to die” (vídeo da actuação aqui).
   
(*) As palavras da adolescente, segundo a notícia do vespertino “San Diego Tribune” de 2.ª feira, 29 de Janeiro de 1979, sobre o tiroteio desse dia: «“I just wanted to”, the girl, Brenda Spencer, told The Tribune by telephone when asked to explain the shootings. “I don’t like Mondays. This livens up the day.”».

Sem comentários:

Enviar um comentário