António Sérgio no Rock em Stock / A colectânea Rolls Rock

Rolls Rock António Sérgio.jpg

A emissão do Rock em Stock de 6 de Março de 1981 contou com um convidado especial: António Sérgio esteve no Rock em Stock para apresentar a colectânea comemorativa do 1.º aniversário do Rolls Rock.

 

Anos antes, António Sérgio tinha feito com Luís Filipe Barros o programa “Zero Duas”, na Rádio Renascença.

 

O Rolls Rock tinha começado a ser transmitido na Rádio Comercial em Fevereiro de 1980 (até aí, António Sérgio tinha feito o Rotação, na Rádio Renascença). Desde o início de Março de 1981, o programa passou a ir para o ar das 20h às 21h de 2.ª a 6.ª feira e das 22h às 24h aos sábados. Até então, tinha tido um horário mais tardio (a que regressaria mais tarde) e a mudança para mais cedo deveu-se à grave crise energética e económica que se vivia, que obrigou a Rádio Comercial a terminar mais cedo as suas emissões diárias.

 

História menos conhecida é que esteve previsto (e praticamente dado como certo) que por esta altura, Março de 1981, António Sérgio fosse já o novo apresentador do Rock em Stock (acabando o Rolls Rock). A mudança, programada pela Rádio Comercial para o início de 1981, devia-se à decisão de Luís Filipe Barros de abandonar o Rock em Stock, para ir fazer um programa para a Onda Média da Rádio Comercial. A mudança, anunciada em Dezembro de 1980, acabou por não se concretizar, mas, como é sabido, a ideia do Berros não morreu, só tendo sido adiada por um ano.

  

A contra-capa do LP “Rolls Rock – Ao Rubro” continha uma nota de António Sérgio, onde não faltava uma referência ao Rock em Stock: António Sérgio descrevia o Rolls Rock como «um prolongamento activo e ‘pacificador’ do que foi o efeito devastante da velha ‘Rotação’, Rock em Stock e do Dois Pontos».

Pormenor da contracapa do LP "Rolls Rock - Ao Rubro" (1981)

 

António Sérgio apresentava a colectânea “Rolls Rock” “como se duma emissão do Rolls Rock se tratasse”. A colectânea, de 11 temas, começava e acabava com os Talking Heads e tinha outra banda repetente (Undertones). O disco tinha uma canção de 1978, quatro canções de 1979 e as restantes seis eram de 1980. Eram, por ordem, estas as 11 canções da colectânea do “Duplo R”:

Talking Heads – The great curve

The Tights – China’s Eternal

Feelies – The boy with perpetual nervousness

Corpo Diplomático – Bombista

Dirty Looks – 12 O’Clock High

Pretenders – Lovers of today

Plasmatics – Sometimes I

Undertones - Hard luck

Undertones – (She’s a) Runaground

Alex Chilton – Hey little child

Talking Heads – Drugs

Sem comentários:

Enviar um comentário