Sete singles históricos no Rock em Stock


Sete singles que fizeram história no top do Rock em Stock: “The games without frontiers”, de Peter Gabriel; “Talk of the town”, dos Pretenders; “Echo beach”, de Martha and The Muffins; “Electricity”, dos Orchestral Manoeuvres in the Dark; “Turning Japanese”, dos Vapors; “My perfect cousin”, dos Undertones; e, destacando-se menos, “Clean, clean”, dos Buggles. Todos vindos do Reino Unido, excepto os canadianos Martha and The Muffins - embora “Echo beach” também tenha sido gravado e lançado no Reino Unido.

Os sete figuram entre os mais votados na história do top do Rock em Stock (quatro deles entre os 10 mais votados de sempre). Mas com uma particularidade: estiveram no top mais ou menos na mesma altura – alguns entraram mais cedo e/ou saíram mais tarde, mas todos os sete estiveram ininterruptamente no top entre 3 de Maio e 11 de Julho de 1980, cinco ainda resistiram até Agosto e três até Setembro. Esta coincidência temporal conduziu à cristalização do top durante largo período, com muito poucas entradas de novos singles. Além disso, os sete singles dominaram de forma absoluta o 1.º lugar, sucedendo-se entre si na liderança do top entre 1 de Março e 22 de Agosto de 1980 (25 semanas).

Deste ponto de vista, os tops de singles do Rock em Stock deste período foram dos mais  emblemáticos da história do programa, já que foram os tops com maior presença de singles “consagrados” do Rock em Stock.

Se não tivesse sido criado o top de bandas de ska e de reggae, a estes sete ter-se-ia certamente juntado um oitavo single: “Geno”, dos Dexys Midnight Runners. “Geno” andava no top de singles desde 19 de Abril, mas em Maio foi transferido para o top de bandas de ska e de reggae (apesar de não ser ska, nem reggae), onde esteve muitas semanas no 1.º lugar, sendo mais um dos temas marcantes do Rock em Stock neste período.


A título de curiosidade, diga-se que nenhum destes 7 singles chegou ao 1.º lugar no top britânico. 








Sem comentários:

Enviar um comentário