Clash – Train in vain

1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 19 de Julho de 1980

A última canção do duplo álbum “London Calling” é a mais famosa “canção escondida” dos anos da New Wave. Mas não foi propositado. A história é conhecida. A canção, escrita e gravada em menos de 24 horas”, não foi feita para o álbum “London Calling”, mas sim para um “flexi disc” destinado a ser distribuído com o New Musical Express. Esse “flexi disc” não se concretizou e os Clash decidiram, então, acrescentar a canção ao álbum “London Calling”. Mas a capa do álbum, os envelopes interiores (com as letras das canções) e a etiqueta do vinil (com a lista das canções) já tinha ido para as impressoras e, consequentemente, a canção não apareceu listada no disco.

A canção ficaria, por isso, conhecida como “Stand by me” – as palavras “train in vain” nunca são cantadas na canção (o próprio título da canção, quando finalmente foi conhecido, era um mistério. Mick Jones explicá-lo-ia muitos anos depois: “train” remetia para o ritmo da canção - como o ritmo de um comboio - e “in vain” aludia ao sentimento de estar perdido).

Nos EUA, onde o álbum só foi editado em 1980, foi colocado um autocolante na capa do disco, para colmatar a omissão.

Edição norte-americana de “London Calling”, de 1980, com o autocolante indicando que o álbum incluía a canção “escondida ‘Train in Vain (Stand by Me)’ (última canção do lado 4)”. 

A canção acabou por ser editada em single em alguns países, no Verão de 1980, num inusual single em 33rpm, já depois da sua edição em single dos EUA, que se tinha tornado o primeiro sucesso dos Clash nos EUA: três meses no top de singles, atingindo o 23.º lugar em Maio de 1980.

“Train in vain” é mais uma das canções do álbum em que, além dos Clash, toca Mick Gallagher (dos Blockheads), nas teclas.

Foi sobre a batida de “Train in vain” que os Garbage fizeram “Stupid Girl", em 1995, ano em que Annie Lennox gravou uma versão sua da canção, muitos anos antes da versão dos Smocking Flamingo (2012). Mais comuns têm sido versões tocadas ao vivo, por exemplo de Kirsty MacColl (1992), Manic Street Preachers (1999), Black Crowes (2006) e Prince (2014).

O álbum “London Calling” era o 1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 19 de Julho de 1980. Sexta semana no 1.º lugar, quinta consecutiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário