Rush – The spirit of radio


14.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 30 de maio de 1980

A homenagem dos canadianos Rush aos programas de rádio livres, cujos locutores só passavam o que verdadeiramente queriam, e a crítica ao número crescente de programas radiofónicos que se afastavam desse ideal, movidos em primeiro lugar pelo dinheiro – assim resumiram “The spirit of radio” Neil Peart (autor da letra) e Alex Lifeson (co-autor da música), respectivamente baterista e guitarrista dos Rush.

O final da letra da canção («For the words of the profits / Were written on the studio Wall / Concert hall / And echoes with the sound of salesmen») é uma transformação do final da letra de “The sound of silence” de Simon & Garfunkel («The words of the prophets / Are written on the subway walls / And tenement halls» // «And echoed» // «In the sounds of silence»).

Ironicamente, e como notaria Neil Peart, a canção teve tanto sucesso radiofónico que até o tipo de programas por ela criticados a passavam, ignorando o seu significado.

“The spirit of radio” foi editado em single e foi, no Reino Unido, o primeiro single dos Rush a entrar nos 20 primeiros do top (chegou ao 13.º em Março de 1980) e, no Canadá, o primeiro single da banda a entrar nos 30 primeiros (chegou ao 22.º lugar em Abril de 1980).

Na canção, os Rush começam a aventurar-se no Reggae (parte final da canção), crê-se que por influência dos Police, banda cuja música os Rush admiravam.

“The spirit of radio” foi, em grande parte, responsável pelo sucesso alcançado pelo álbum “Permanent Waves”, um verdadeiro marco na história dos Rush. Foi o primeiro álbum da banda a chegar aos 10 primeiros no Reino Unido, onde chegou ao 3.º lugar (Fevereiro de 1980); também nos EUA foi o primeiro álbum dos Rush a entrar nos 10 primeiros (4.º lugar em Março de 1980); e no país-natal da banda, o Canadá, onde foi o 7.º álbum mais vendido do ano, “Permanent waves” chegou ao 3.º lugar em Março de 1980 (o melhor conseguido pela banda até então) e permaneceu 8 meses no top.

O álbum “Permanent waves” era o 14.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 30 de Maio de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário