Monks – Johnny B. Rotten


“Johnny B. Rotten”, dos Monks (eram “Mugs”, mas ficaram Monks por erro de impressão do primeiro disco), foi editado em Outubro de 1979 e foi o 3.º single retirado do álbum de estreia - “Bad habits”, 1979 - desta banda inglesa que teve curta e atribulada vida.

Os Monks tinham-se estreado com o single “Nice legs shame about her face”, que atingiu o 19.º lugar no top britânico em Maio de 1979 (o single andou também pelo top de singles do Rock em Stock entre Maio e Junho de 1979).

Depois de John Lydon, líder dos PIL e ex-vocalista dos Sex Pistols, também conhecido como Johnny Rotten, ter rotulado os Monks de lixo e de imitação barata dos Sex Pistols, veio a descobrir-se a identidade dos membros da banda: três dos seus quatro membros tinham sido membros de uma banda de rock/folk progressivo chamada Strawbs, nos antípodas do punk rock. O movimento punk passou a olhá-los como oportunistas e os Monks nunca mais conseguiram ter sucesso em Inglaterra.

Em Inglaterra e em mais lado nenhum. Excepto no Canadá. Alheios a estas controvérsias, os canadianos olharam mais para a música e menos para os seus autores.

Seria preciso esperar pelo Verão de 1980. Em Junho de 1980, o álbum “Bad habits” entrou inesperadamente no top 100 canadiano (em 100.º lugar) e começou a cavalgar o top, sempre a subir, lentamente, e três meses depois, em Setembro, estava no 3.º lugar. No total, o álbum permaneceu uns extraordinários 8 meses no top (entre Junho de 1980 e Fevereiro de 1981), dos quais 5 meses entre os vinte primeiros e 3 meses entre os dez primeiros. Era já duplo platina em 1981. Os Monks acabaram por fazer uma digressão no Canadá, com fãs à espera no aeroporto e concertos esgotados.

Na segunda década do século XXI, os Monks continuam a vender o álbum “Bad habits” no Canadá, onde entretanto foi reeditado em CD nos anos 90. E mais de 30 anos depois, em 2012, foi gravado nesse país um disco de tributo à banda, que consistiu nas canções do álbum “Bad habits” tocadas por outras bandas.

A canção de abertura do álbum “Bad habits”, “Johnny B. Rotten” (“The fans go wild / they really get out of hand / They have to touch me 'cos my record's been banned / They think I'm crazy so I tell them, «I am!» / (…) I'm something else in the clothes I wear / The papers quote me when I swear / It's all a lie, but I don't care”), foi incluída no álbum comemorativo do 1.º aniversário do Rock em Stock, editado em Abril de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário