Bauhaus - Bela Lugosi's dead


Foi com uma canção de quase 10 minutos de duração - “Bela Lugosi's dead” -, gravada de uma só vez, muito pouco tempo depois de ter sido escrita, e editada em maxi-single no Verão de 1979, que os Bauhaus se estrearam em disco. Acabaria por se tornar um disco histórico. Não pela sua recepção à época – o disco foi basicamente ignorado –, mas por ser hoje amplamente citado como o berço da subcultura gótica.

No verão de 1979, a televisão inglesa passou uma série de filmes antigos de vampiros. O baixista David J escreveu a letra de “Bela Lugosi's dead” depois de ver um desses filmes, protagonizado pelo actor Bela Lugosi (terá sido o filme Drácula, de 1931). Peter Murphy criou a melodia vocal e a banda completou os arranjos, finalizando uma peça a que Peter Murphy haveria de referir-se como o “Stairway to heaven” do pós-punk.

Desde então, a canção, além de ter sido tocada por outras bandas (ainda este 2019 os Massive Attack tocaram-na nos concertos que realizaram em Portugal), fez parte de várias bandas sonoras de séries e de filmes, sobretudo de terror. Os membros dos Bauhaus nunca gostaram, contudo, de que colassem os Bauhaus, quer ao culto do vampirismo («só sou “vampiro” numa única ocasião: quando canto Bela Lugosi's dead», graceja Peter Murphy), quer ao gótico, recordando, com razão, a diversidade de géneros musicais plasmados na música dos Bauhaus.

Sem comentários:

Enviar um comentário