Tom Robinson ao vivo em Portugal (Dezembro de 1981)

“2-4-6-8 Motorway”, a canção com que encerraram os concertos portugueses de Tom Robinson.

 

Tom Robinson actuou em Portugal em Dezembro de 1981, logo após o fim da sua anterior banda, os Sector 27. Os concertos tiveram lugar dia 18 no Porto (Pavilhão Infante Sagres) e dia 19 em Lisboa (Pavilhão d’Os Belenenses), com a primeira parte a ser assegurada pelos GNR, já com Rui Reininho como novo vocalista. Robinson gostou da actuação dos GNR, que aplaudiu muito no final, revelando ter ficado particularmente impressionado com o guitarrista Alexandre Soares (antes também vocalista), com quem conversou depois e de quem vaticinou um futuro brilhante na banda (Alexandre Soares sairia, no entanto, dos GNR poucos meses depois, em 1982).

 

Em entrevista, Tom Robinson revelava que Luís Filipe Barros lhe tinha dito que se tivesse vindo a Portugal dois anos antes, teria concertos com dez mil pessoas. Barros referia-se certamente ao sucesso dos álbuns da Tom Robinson Band em Portugal. O primeiro álbum, “Tom Robinson Band”, tinha chegado ao 3.º lugar no top do Rock em Stock (Abril de 1979); e o segundo álbum, “TRB II”, foi n.º 1 do top do Rock em Stock em Junho de 1979.

 

Já em 1981, o álbum “Sector 27” foi 2.º lugar no top do Rock em Stock (Março de 1981) e o canto do cisne dos Sector 27, o single “Martin’s Gone”, passara pelo top de singles do Rock em Stock em Setembro de 1981. Sobre “Martin’s Gone” (canção também tocada nos concertos portugueses), Tom Robinson, em entrevista dada a seguir ao concerto de Lisboa, disse que tinha ficado satisfeito com a canção e que não compreendia bem por que razão o single não tinha tido qualquer sucesso (e Tom Robinson voltaria a insistir nela, editando uma nova versão em 1982).

 

♫Sector 27, “Martin’s Gone” (duração: 2min)♫

 

Os dois concertos que Tom Robinson deu em Portugal em 1981 (segundo o próprio, para pagar uma espécie de dívida que tinha para com os portugueses) foram aplaudidos pela crítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário