Pop / Top / Rock, 5 de Dezembro de 1981

♫Emissão do Pop/Top/Rock de 5/12/1981 – top de álbuns (duração: 25min)♫

 

Na rádio FM em Portugal, há um antes e um depois do Rock em Stock. Até surgir o Rock em Stock, os programas de rádio da FM eram basicamente musicais, falava-se muito pouco (e sobretudo textos lidos) e não havia o hábito de falar música a música - isso era para a Onda Média. O projecto do Rock em Stock rompia com essa tradição. Apesar de inicialmente olhado de soslaio dentro do próprio meio radiofónico, foi um estrondoso sucesso e, num abrir e fechar de olhos, tornou-se o programa mais ouvido da rádio FM em Portugal.

 

Sem surpresa, outros programas tentaram replicar o mesmo tipo de apresentação (ligados ou não ao Rock ou exclusivamente ao Rock).

 

Na Rádio Renascença, surgiu o Pop / Top / Rock, com apresentação de Rui Pego, que pegava também noutra ideia de sucesso do Rock em Stock - o top e a sua apresentação semanal – e num estilo de apresentação semelhante àquele que tinha levado à criação da alcunha de “Berros” a Luís Filipe Barros. O Pop / Top / Rock era emitido aos sábados, das 16h às 18h, ou seja, parcialmente à mesma hora do top do Rock em Stock (que ia para o ar das 17h às 19h) e não faltou quem o considerasse uma tentativa de imitação do Rock em Stock. Vistas as coisas de outro prisma, o programa acompanhava a importante mudança iniciada em 1979 com o Rock em Stock.

 

O programa tinha dois tops, um de 20 álbuns e outro de 10 temas do Rock português. As votações eram fundamentalmente feitas a partir de núcleos em escolas secundárias, tratando-se, pois, de um público mais juvenil do que o do Rock em Stock, que tinha uma faixa etária de ouvintes bem mais alargada, que ia até aos quarentas.

 

Os álbuns que chegavam ao top eram, geralmente, os mesmos que tinham entrado no top do Rock em Stock, mas normalmente com um desfasamento temporal de algumas semanas ou mesmo meses: com excepção dos raros discos que tinham edição em Portugal simultânea ou quase simultânea com as edições inglesa e norte-americana (ex. Rolling Stones, Genesis), os álbuns estreavam sempre primeiro no top do Rock em Stock.

 

Esta gravação é do desfile do top de 5 de Dezembro de 1981, mais rápido do que o habitual, por se tratar de uma emissão especial (a apresentação do top costumava demorar o dobro, ou seja, tinha uma duração equivalente à do desfile do top do Rock em Stock).

 

Rui Pego iniciaria, antes do final de 1981, o programa nocturno Meia de Rock.

Sem comentários:

Enviar um comentário