Ultravox – Vienna (single version)

“Vienna” (single): 4.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 4 de Abril de 1981

“Vienna” (álbum): 4.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 4 de Abril de 1981

 

“Vienna”, o tema-título do primeiro álbum dos Ultravox com Midge Ure no lugar de John Foxx. Até ao início de 1981, o álbum “Vienna” pouco sucesso tinha tido, à excepção de Portugal, no top do Rock em Stock, onde o álbum subiu ao 1.º lugar em Novembro de 1980. Mas tudo mudou com a edição em single da canção “Vienna”, em Janeiro de 1981, que, curiosamente, a editora tinha tido relutância em editar, por achar que não ia ter sucesso. O single subiu ao 2.º lugar no top britânico de singles em Fevereiro, permaneceu um mês inteiro no 2.º lugar e viria a ser o quinto single mais vendido do ano. À “boleia” do single, o álbum “Vienna” reentrou no top britânico no final de Janeiro de 1981 (tinha saído do top 3 meses antes), subiu ao 3.º lugar em Março e permaneceu no top até Março de 1982 (um ano e dois meses), tendo sido o 15.º álbum mais vendido em 1981. Nos meses seguintes, o sucesso alastrou a outros países, como a Holanda (onde o álbum chegou ao 2.º lugar em Abril de 1981) ou a Nova Zelândia (onde o álbum chegou ao 2.º lugar em Julho e Agosto de 1981).

 

Em Inglaterra, o inédito sucesso dos Ultravox em 1981 chamou a atenção para o trabalho anterior da banda. O single Slow Motion (de 1979) entrou no top britânico em Março de 1981. Era a primeira vez que um disco dos Ultravox do período em que eram liderados por John Foxx entrou no top britânico. Aconteceu dois anos depois de John Foxx sair da banda.

 

No top do Rock em Stock, o single “Vienna” entrou no top em Fevereiro e subiu ao 4.º lugar no top de 4 de Abril de 1981, data em que o álbum “Vienna” se encontrava também em 4.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock. Desde Agosto de 1980 no top de álbuns, o álbum “Vienna” era já um dos álbuns mais votados de sempre do top do Rock em Stock. Continuava a não estar editado em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário