Clash – Guns of Brixton (Sandinista Version) / Career opportunities (Sandinista Version)

 

16.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 3 de Outubro de 1981

 

Se já seria difícil imaginar crianças pequenas a cantar canções dos Clash como “Guns of Brixton” e “Career Opportunities”, ninguém imaginaria que os Clash as gravariam e editariam num álbum seu.

 

Mas, num álbum triplo, sobrou espaço para a brincadeira (que, diga-se, foi a gota de água para muitos fãs desagradados dos Clash). O teclista dos Blockheads, Mickey Gallagher, foi o músico extra-Clash que mais participou no álbum “Sandinista!”, tocando na esmagadora maioria das músicas do álbum. Os seus três filhos, crianças de tenra idade, Maria, Luke e Ben, estiveram no estúdio. Parece que Maria Gallagher gostava muito de “Guns of Brixton”, que cantava muitas vezes. É com Mickey Gallagher ao piano que Maria canta este excerto de “Guns of Brixton”, terminando com um “that’s enough now! I’m tired of singing!”. A curta gravação, que na realidade não tem qualquer intervenção musical dos Clash, surge, no triplo álbum “Sandinista!”, no final da canção “Broadway”. A versão ficou conhecida como “Blowing in the guns of Brixton”.

 

A versão original é do duplo álbum “London Calling”:

Da brincadeira terá surgido a ideia de pôr os dois irmãos mais velhos de Maria, de seus nomes Ben e Luke, a gravarem uma versão de “Career Opportunities”, com os Clash (e Mickey Gallagher) como banda de suporte (e a voz de Joe Strummer ouve-se num momento da canção), canção que também foi incluída no álbum “Sandinista!”:

A versão original é do primeiro álbum dos Clash, “The Clash”, de 1977:

Maria Gallagher não seguiu carreira como música, mas os seus dois irmãos, Ben e Luke, fariam, muitos anos mais tarde, parte da banda Little Mothers, banda de quatro elementos que editou um único álbum, em 1999 (ouvir amostra aqui), e, uma década depois, os dois ressurgiriam, como duo, sob o nome de banda My Second Head (amostra aqui).  

Sem comentários:

Enviar um comentário