6.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 29 de Agosto de 1981
«The one who insists he was the first in the line / Is the last to remember her name». A pobre Caroline de “Pretty in Pink” dorme com muitos homens e sente-se popular, desejada, bonita e inteligente, mas, na realidade, é gozada pelas costas pelos mesmos homens e ninguém verdadeiramente se interessa por ela. Está, pois, bem longe de ser a rapariga de cor-de-rosa do filme “Pretty in Pink”, feito cinco anos depois, inspirado precisamente nesta canção, mas interpretando-a mal, como explicou várias vezes Richard Butler. Na canção, “pretty in pink” era uma metáfora para estar nua.
No final da canção, o vocalista Richard Butler canta dois versos que foram propositadamente ofuscados pela música e são difíceis de decifrar. Depurada esta parte da música, com a ajuda de um programa informático, aqui fica essa parte da letra da canção:
♫As palavras da parte final de “Pretty in Pink”, primeiro depuradas e bem audíveis e depois na versão original, quase inaudíveis (duração: 1min)♫
A canção é da autoria dos seis membros da banda – Richard Butler, Tim Butler, John Ashton, Roger Morris, Vince Ely e Duncan Kilburn – e integra o álbum “Talk, Talk, Talk”, o segundo dos Psychedelic Furs, editado em Inglaterra em Maio de 1981. Foi editada também em single, em Junho de 1981, numa versão que corta parte do final da canção.
Não foi, à data, grande sucesso. O single chegou apenas ao 43.º lugar do top britânico, em Julho de 1981. Quanto ao álbum, foi 30.º, no final de Maio de 1981 (o primeiro álbum da banda tinha atingido o 18.º lugar).
“Pretty in Pink” é uma das canções que integra a colectânea “Rock em Stock 2”, editada em 2000, mas na versão mais leve que os Psychedelic Furs fizeram em 1986, para a banda sonora do filme “Pretty in Pink”, estava-se então já na segunda fase do Rock em Stock (1986-1993).
O álbum “Talk Talk Talk” era o 6.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock de 29 de Agosto de 1981, completando três meses de permanência no top.
Na versão de 1986, a canção voltaria a fazer parte do top do Rock em Stock (então já não um top de álbuns, nem de singles, mas um top de 20 canções), desde a sua primeira edição em Maio de 1986, chegando ao 12.º lugar em 2 de Julho de 1986, fazendo dela a primeira canção que teve presença nos tops do Rock em Stock nas duas fases do programa.
Sem comentários:
Enviar um comentário