Em Setembro de 1981, os New Order editaram, em maxi-single, uma nova versão de “Ceremony”. A primeira versão, que tinha sido editada em Março de 1981, tinha sido gravada pouco tempo depois da morte de Ian Curtis, quando os New Order eram ainda apenas o trio sobrevivente dos Joy Division. Em Outubro de 1980, entrou para a banda (teclas e guitarra) a namorada de Stephen Morris, Gillian Gilbert (que, por sinal, já tinha tocado anteriormente com os Joy Division, substituindo ocasionalmente, em palco, a guitarra de Ian Curtis ou de Bernard Sumner). A banda decidiu regravar “Ceremony” já com Gillian Gilbert na guitarra e foi esta nova versão, razoavelmente diferente da primeira, e ligeiramente mais curta, que os New Order editaram em Inglaterra em Setembro de 1981.
Esta segunda versão de “Ceremony” tornou-se, durante muito tempo, como que a versão definitiva da canção, aquela que passou a surgir em todas as compilações dos New Order. Só a partir de 2005 é que foi recuperada a versão inicial, passando a ser a versão escolhida para todas as compilações subsequentes.
O single “Ceremony”, na sua versão inicial, mais próxima dos Joy Division, foi, em 1981, o single que mais tempo permaneceu no top de singles do Rock em Stock, tendo-se mantido cinco meses consecutivos no top, entre Março e Agosto de 1981.
Sem comentários:
Enviar um comentário