A segunda colaboração entre o inglês Jon Anderson (dos Yes) e o músico grego Vangelis Papathanassíou, depois do LP “Short Stories”, de 1980: o álbum “The Friends of Mr Cairo”, editado no Verão de 1981, cuja canção de abertura, que deu o título ao álbum e tem mais de 12 minutos de duração, pretendeu ser uma ode aos clássicos da chamada idade de ouro de Hollywood, com destaque para o filme negro “A Relíquia Macabra”, de John Huston, com Humphrey Bogart, Mary Astor, Sydney Greenstreet e Peter Lorre, este último no papel de Mr Cairo, a personagem a que se refere o título do disco e da canção. Outro dos filmes evocados é “Citizen Kane”, de Orson Welles.
Embora se ouçam vários diálogos na canção e de as vozes parecerem ser passagens de áudio de filmes, ditas, por exemplo, por Peter Lorre, Mary Astor ou James Stewart, na verdade são imitações, feitas por actores e músicos, como, por exemplo, Sally Grace, Carol Kenyon e Claire Hamill (todas inglesas).
O álbum “Friends of Mr Cairo” chegou ao 17.º lugar no top britânico, em 18 de Julho de 1981, e, mais tarde, ao 6.º lugar em Fevereiro de 1982, após reentrada no top em Janeiro de 1982.
A canção “Friends of Mr Cairo” foi editada também em single, em versão muito mais curta (cerca de 4 minutos), que foi cinco semanas 1.º lugar no top canadiano, entre 14 de Novembro e 18 de Dezembro de 1981.
Sem comentários:
Enviar um comentário