2.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 18 de Julho de 1981
O histórico “Ghost Town“. 1.º lugar no top britânico entre 11 de Julho e 1 de Agosto de 1981 (top onde se manteve 3 meses) e 12.º single mais vendido do ano no Reino Unido. Foi o single do ano na escolha das três principais publicações musicais inglesas (New Musical Express, Melody Maker e Sounds) e foi ainda o 3.º single do ano para a “The Face” e o 5.º para a “Hot Press”.
Era o derradeiro disco dos Specials, que se separariam imediatamente a seguir. A separação foi precipitada pelo abandono de Terry Hall, Neville Staples e Lynval Golding, que anunciaram aos restantes a sua saída, nos bastidores do Top of the Tops, logo depois de terem gravado “Ghost Town” para o programa (2 de Julho de 1981).
Muitos anos mais tarde, em 2008, Jerry Dammers, o autor da canção, alegaria que “Ghost Town” - que, numa interpretação literal, era um impressionante comentário do que se vivia então em Inglaterra - tinha sido inspirada precisamente na separação (iminente) da banda, mas, não querendo escrever directamente sobre o seu estado de espírito, tinha decidido relacioná-la com a situação que se vivia no país.
“Ghost Town” foi o sétimo e último single da carreira dos Specials, que conseguiram esta proeza: todos os sete singles da banda tinham chegado aos dez primeiros lugares do top britânico.
Com mais uma participação de Rico no trombone, “Ghost Town” foi editado em duas versões, sendo a outra bastante mais curta:
O enorme sucesso que uma canção como “Ghost Town” teve em Inglaterra foi indissociável do significado da canção, face à situação então vivida no país, e de como ela tão bem captou o espírito daqueles tempos. O que não impediu que a canção tivesse sucesso também fora de portas, incluindo, por exemplo, um 3.º lugar no top irlandês (top onde o single se manteve entre Junho e Agosto de 1981) ou um 7.º lugar na Noruega (no top entre Setembro e Outubro de 1981).
Em Portugal, “Ghost Town” era o 2.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 18 de Julho de 1981 – o 1.º lugar entre os singles estrangeiros –, na mesma data em que ocupava o 1.º lugar no top britânico.
Sem comentários:
Enviar um comentário