♫Emissão do Rock em Stock de 9/1/1981 (duração: 54min)♫
Em 1979/1980, os tops do Rock em Stock atingiram um estatuto de grande notoriedade. Ao ponto de se chegarem a fazer emissões especiais dedicadas à história dos tops do Rock em Stock. Entre 23 e 30 de Dezembro de 1979 (dia de Natal incluído), houve emissões especiais onde foram passados em revista os tops do Rock em Stock de 1979, mês a mês (de Abril/Maio a Dezembro). O mesmo foi feito quanto aos tops de 1980: em Janeiro de 1981, ao longo de doze emissões, foram passados em revista os tops do ano de 1980, mês a mês. As doze emissões especiais, que foram para o ar entre 5 e 20 de Janeiro - na segunda hora do Rock em Stock, de 2.ª a 6.ª feira, já que os sábados estavam reservados para o desfile semanal dos tops -, foram conduzidas a partir de uma folha onde estavam anotados os discos que tinham sido n.º 1, e, quanto aos outros discos destacados (a título de “curiosidades”), da melhor posição atingida no mês em causa, bem como, quanto a todos, da data em que cada disco entrou no top.
Da emissão de 9 de Janeiro de 1981, dedicada aos tops de Maio de 1980, chegaram-nos à mão 2 gravações (!): uma, em estéreo, mas sem a locução de Luís Filipe Barros; e a outra, em mono, de má qualidade e cheia de cortes, mas com parte da locução de Luís Filipe Barros (as duas gravações são disponibilizadas em baixo). Optámos por completar a gravação mono, precisamente por ter alguma locução do “Berros”, e preenchemos os “buracos” recorrendo à outra gravação. Reconstituímos desta forma toda a segunda hora da emissão do Rock em Stock de 9 de Janeiro de 1981, que, além do especial dedicado aos tops de Maio de 1980, inclui ainda três outras canções (nestas três canções finais da emissão, a gravação não tem locução).
O método descrito quanto à revista dos tops explicará um lapso na apresentação, na parte em que Luís Filipe Barros disse, relativamente aos Motors, que tinham entrado para o 19.º lugar «e por aí se ficaram». O 19.º lugar foi, de facto, a melhor posição alcançada no top, mas nas duas semanas seguintes o álbum ainda ocupou o 20.º lugar.
Nesta emissão, há uma aparição de António Macedo, para falar sobre a “Mão na Música” do dia seguinte (a “Mão na Música” era o programa de António Macedo que antecedia, ao sábado, os tops do Rock em Stock).
Álbum mais votado em Maio de 1980: “Duke”, dos Genesis.
Single mais votado em Maio de 1980: “My perfect cousin”, dos Undertones.
Os originais das duas gravações:
♫Emissão do Rock em Stock de 9/1/1981 (excertos, gravação estéreo, sem locução) (duração: 21min)
♫Emissão do Rock em Stock de 9/1/1981 (excertos, gravação mono, com locução) (duração: 24min)
Sem comentários:
Enviar um comentário