Rock em Stock, 14 de Janeiro de 1981 (tops de Agosto de 1980)

♫Emissão do Rock em Stock de 13/1/1981 (duração: 36min)♫

 

Em 1979/1980, os tops do Rock em Stock atingiram um estatuto de grande notoriedade. Ao ponto de se chegarem a fazer emissões especiais dedicadas à história dos tops do Rock em Stock. Entre 23 e 30 de Dezembro de 1979 (dia de Natal incluído), houve emissões especiais onde foram passados em revista os tops do Rock em Stock de 1979, mês a mês (de Abril/Maio a Dezembro). O mesmo foi feito quanto aos tops de 1980: em Janeiro de 1981, ao longo de doze emissões, foram passados em revista os tops do ano de 1980, mês a mês. As doze emissões especiais, que foram para o ar entre 5 e 20 de Janeiro - na segunda hora do Rock em Stock, de 2.ª a 6.ª feira, já que os sábados estavam reservados para o desfile semanal dos tops -, foram conduzidas a partir de uma folha onde estavam anotados os discos que tinham sido n.º 1, e, quanto aos outros discos destacados (a título de “curiosidades”), da melhor posição atingida no mês em causa, bem como, quanto a todos, da data em que cada disco entrou no top.

 

Da emissão de 14 de Janeiro de 1981, dedicada aos tops de Agosto de 1980, chegaram-nos à mão 2 gravações: uma, em estéreo, mas sem a locução de Luís Filipe Barros; e a outra, em mono, de má qualidade e com muitos cortes, mas com parte da locução de Luís Filipe Barros (a gravação mono original é disponibilizada em baixo). Optámos por completar a gravação mono, precisamente por ter alguma locução do “Berros”. Na parte relativa ao top de singles, a locução de Luís Filipe Barros está intacta (só tem um corte).

 

Álbum mais votado em Agosto de 1980: “Flesh and Blood”, dos Roxy Music.

 

Single mais votado em Agosto de 1980: “Games Without Frontiers”, de Peter Gabriel.

 

A título de curiosidade, a confirmação da confusão que no Rock em Stock se fez, a propósito dos Stranglers, entre o álbum “Meninblack” (álbum concluído e pronto para ser editado em Agosto de 1980, mas que só acabou por ser editado em Fevereiro de 1981) e uma compilação dos Stranglers editada em Agosto de 1980, que incluía três canções de 1980, entre as quais “Who wants the world” e “Bear Cage” (numa versão intitulada “G.m.B.H”). Nesta emissão, Luís Filipe Barros faz referência ao álbum “Meninblack”, até aí divulgado no Rock em Stock através de “Who wants the world” e “Bear Cage”, como tratando-se de uma «compilação de velhos temas dos Stranglers, se bem que tenha três ou quatro composições novas».

 

Durante a emissão, foi feito um passatempo com oferta de cinco bilhetes duplos para um concerto de Rui Veloso, com a primeira parte assegurada pelos Street Kids, no Pavilhão Académico, no Porto, no dia 16 de Janeiro de 1981, às 22h. Na gravação ouve-se o nome de três dos vencedores: Tércio Pinto Leite, Maria Luísa Ramos Ferreira e Pedro Patrício da Ro(cha?).

 

Além do especial dedicado aos tops de Agosto de 1980, a gravação inclui duas outras canções, no final da emissão.

♫Emissão do Rock em Stock de 14/1/1981 (excertos, gravação mono, com locução) (duração: 18min)

Sem comentários:

Enviar um comentário