Undertones – My perfect cousin

1.º lugar no top de singles do Rock em Stock de 10 e de 17 de Maio de 1980

Kevin Keegan ou um primo de Feargal Sharkey? Não se sabe onde surgiu a ideia de que o primo Kevin de que fala “My perfect cousin” era o futebolista inglês Kevin Keegan, mas o certo é que foi essa a versão que circulou em Portugal em 1980 e, nomeadamente, no Rock em Stock. A capa do disco terá ajudado - pelo menos aos mais desatentos, já que a capa, na verdade, não mostra um jogador de futebol, mas sim um boneco de subbuteo (“Even at the age of ten / Smart boy Kevin was a smart boy then / He always beat me at Subbuteo / 'cause he flicked the kick / And I didn't know”). Na última estrofe da canção, ficamos a saber que o primo Kevin também se dedica à música e, por coincidência, uns meses antes, Kevin Keegan tinha editado um disco - mas só cantava, não tocava sintetizadores.

No Reino Unido, circulava também outra versão, a de que o primo Kevin era um primo de Feargal Sharkey, e aqui a razão era mais prosaica: se Feargal Sharkey cantava “I've got a cousin called Kevin”, o Kevin devia ser seu primo.

Foi preciso esperar por 2013 para se saber quem era afinal o primo Kevin. Embora, por coincidência, o vocalista Fergal Sharkey tivesse um primo chamado Kevin, a canção era, na realidade, sobre Kevin Downey, primo do guitarrista Damian O'Neill, que escreveu a canção, com a ajuda do baixista Michael Bradley.

A título de curiosidade, a canção faz referência aos Human League, então quase desconhecidos fora do circuito independente (“His mother bought him a synthesizer / Got the Human League into advise her”).

Editado no final de Março de 1980, o single entrou em Abril no top do Rock em Stock e liderou o top em 10 e 17 de Maio.

Foi também em 17 de Maio que o single chegou ao 9.º lugar no top britânico, a melhor posição de sempre ocupada por um single dos Undertones no Reino Unido.

No final do ano, o New Musical Express listou-o entre os melhores singles de 1980.

Capa portuguesa do single “My perfect cousin”, editado em Portugal em Junho de 1980, com o autocolante indicando ter sido “n.º 1 no top do Rock em Stock”

“My perfect cousin” foi um dos singles mais votados na história dos tops do Rock em Stock (1979-1982).

Sem comentários:

Enviar um comentário