B-52’s – Rock lobster


1.º lugar no top de álbuns do Rock em Stock em 5, 8 e 12 de Setembro de 1979


“Rock lobster”, a canção que viria a tornar-se um dos clássicos dos anos da New Wave, retirada de um álbum – o primeiros dos B-52’s – que continua a aparecer em listas dos melhores discos de todos os tempos.

O álbum é do Verão de 1979, mas uma primeira versão de “Rock lobster” – mais curta e ligeiramente mais acelerada – já tinha sido editada em single, nos EUA, em 1978. A canção foi regravada para o álbum em 1979, agora com quase 7 minutos de duração, e foi então reeditada em single, em versão editada – mais curta – a partir da nova versão do álbum.   

A ideia para a canção nasceu quando o vocalista Fred Schneider – que deixou de comer marisco aos 4 anos, depois de ter visto crustáceos serem cozinhados vivos – estava numa discoteca em Atlanta (EUA) onde passava música Rock e estavam a ser projectadas imagens de lagostas num grelhador.

Reza a história – e a história foi confirmada por Yoko Ono – que foi depois de ouvir “Rock lobster” dos B-52’s, em 1979, que John Lennon se decidiu a voltar a gravar um disco, após vários anos de interregno (o último era de 1975). Os gritos das vocalistas Kate Pierson e Cindy Wilson em “Rock lobster” foram inspirados em Yoko Ono e pretenderam ser uma homenagem ao seu trabalho. John Lennon percebeu a influência que o trabalho de Yoko Ono tinha tido nesta canção dos B-52’s e decidiu voltar a gravar um disco, com Yoko Ono (viria a ser o último de Lennon antes de ser assassinado). John Lennon era, aliás, um fã dos B-52’s, banda que ouvia com frequência nas semanas que antecederam a sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário